Voltar para página inicial
Voltar para página inicial  

Quem somos Workshops

Contato
Contato

É Domingo no parque Burle Marx

-------------------------------

Laboratório
de Aquarela

-------------------------------

Coaching e Oratória / Técnica de Oratória do Mutirão Cultural da UBE




Pintar----

Chaveiro São Franscisco----


Untitled Document

 



JORNADA 2008 "Reflexos e transparências"

Já no início dos tempos o homem usava a pintura para expressar os mais diversos sentimentos. Desde Dürer que foi o precursor da aquarela enquanto pintura, até a atualidade, a grande evolução pela qual essa técnica passou, de simples exercício de anotação para posterior trabalho, a uma modalidade de pintura propriamente dita foi constatada por todos.

A aquarela é uma técnica milenar que permite diversos temas e formas de expressão e encanta por suas transparências e veladuras. Nessa modalidade de pintura cujo elemento primordial é a água, que age como veículo para o pigmento no suporte que é o papel especialmente desenvolvido para a técnica. São importantes também outros materiais cada vez mais aperfeiçoados e modernos, como pincéis dos mais diversos tipos, tintas, vernizes, entre outros que auxiliam e facilitam o trabalho do artista. Mas todos eles não agem sozinhos. O exercício da técnica é o fator mais importante para o seu desenvolvimento e exige de quem a pratica um misto de disciplina e paixão pelos elementos essenciais para a sua prática.

Nesta mostra podemos perceber a diversidade de temas e maneiras com que cada artista executa o seu trabalho, e que não influencia no resultado final, mas nos encanta e nos mostra todas as possibilidades que a técnica, ecologicamente correta, possibilita no tocante ao uso dos seus materiais. São variações que ela permite e nos presenteia com belas composições de cores e manchas, onde podemos apreciar transparências de inigualável valor estético, algumas mais ousadas, outras mais comportadas, que vão do figurativo ao abstrato.

Enfim, aquarelar é exibir a alma em nuances de cor, reflexos e transparência É transmitir todo o sentimento de artista e despir-se numa manifestação interior repleta de poemas pictóricos.            

Marilu F Queiroz
Curadora
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
pela Universidade Mackenzie

 



Artistas convidados
Carmen Fidalgo, Cecília Tomasi, Celina Lima Verde, Isabel Cardoso, Hiroe Sasaki,
Luiz Castañón, Maria Serena, Fang, Galina Sheetikoff, Guyer Salles, Norberto Stori, Sima Woiler, Zeminian,

Artistas Selecionados
Angela Mastrocessario (Prêmio Exposição Virtual), Angeli Arregui, Angélica Patah (Bronze), Carmen Abranches, Carmen Fukazawa , Fátima Lourenço (Menção Honrosa), Harumi Ogiwara, Ivone O. Ramos, Lílian Arbex (Ouro), Luciana Schiel, Majan , M. Clarice Sarraf , Maria Lúcia Panizza (Prêmio Exposição Virtual), Marinês Takano, Marly Cincotto Menção Honrosa), Messias Lima Bastos , Odhila Renófio, Paulette, Romilda Fonseca, Sachie Sonoki, São Pedro (Prata), Viviana Maillet Toni, Viviane Zimmermann

Artistas Comissão Organizadora
Deli Ribeiro, Graciela Wakizaka, Marilu F. Queiroz, Regina Y. Komatsu.

 

Galeria do Projeto

Artistas Convidados

Salão Universo

Artistas Comissão Organizadora