Voltar para página inicial
Voltar para página inicial  

Quem somos Workshops

Contato
Contato

É Domingo no parque Burle Marx

-------------------------------

Laboratório
de Aquarela

-------------------------------

Coaching e Oratória / Técnica de Oratória do Mutirão Cultural da UBE




Pintar----

Chaveiro São Franscisco----


Untitled Document

 



JORNADA 2007 "Um novo olhar"

A aquarela é por si só uma das mais belas modalidades de pintura, ecologicamente correta, que nos propicia inúmeras possibilidades. Desde o início de sua existência a milhares de anos tem se mostrado uma técnica encantadora no que diz respeito ao resultado que imprime ao suporte, que é o papel apropriado.
Com o decorrer dos anos ela tornou-se de veículo de anotações à pintura propriamente dita. Digamos que ela está passando por uma fase de transição, de coadjuvante para uma técnica de primeira grandeza.

A aquarela é uma modalidade de arte que exige de quem a pratica uma disciplina diferenciada. De acordo com a técnica executada é necessário certo exercício de paciência e muita dedicação. São várias as etapas de uma mesma obra desde o preparo do papel até a secagem de suas múltiplas camadas ou veladuras.

Tinta, pincel, água e papel são elementos reais que pelas mãos do aquarelista produzem sutilezas poéticas. Cada qual com suas características, conhecimentos, ensinamentos, num gestual em que a inspiração transforma-se em ação, ao passar para o papel variações de uma mesma técnica. Figurativas ou abstratas as aquarelas desta mostra refletem o que cada artista tem dentro de si com relação á técnica, ao sentimento e suas manifestações pictóricas. O que podemos ver é uma variedade de temas e olhares com que cada um manifesta a sua arte. São pinceladas que ora demonstram o sentimento subjetivo do artista, ora transmitem sutilezas de cor.

Podemos sentir ao admirar os trabalhos aqui expostos o muito de intuição, reflexão e vazão de emoções expressadas por meio de pinceladas, veladuras e manchas que traduzem a percepção de cada artista em seu fazer pictórico. São diferentes sentimentos reunidos que imprimem um novo olhar para uma técnica milenar. Enfim, aquarela são poemas coloridos que se deitam sobre o papel em forma de pensamentos pictóricos.

Marilu F Queiroz
Curadora
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
pela Universidade Mackenzie

 

 

Artistas convidados
Carmen Fidalgo, Cecília Tomasi, Celina Lima Verde, Cláudia Simões, Fang,
Galina Sheetikoff, Guyer Salles, Maria Serena, Norberto Stori, Rosália Lerner, Sima Woiler, Zeminian.

Artistas Selecionados
Ana Paula Saraiva (Prata), Angela Cristina, Arluce Gurjão, Célia Custarella, Eliane Consol, Fátima Lourenço (Prêmio Exposição Virtual), Gabriela Watanabe, Harume Ogiwara, Ines Novoa Jezler, Lílian Arbex, Lucia Shiratsuchi, M. Clarice Sarraf, Marly B. Cincotto (Prêmio Exposição Virtual), Odhila Renófio, Romilda Fonseca (Bronze), São Pedro, Sima Woiler, Tieko Otta, Viviana Maillet Toni (Ouro)

Artistas Comissão Organizadora
Deli Ribeiro, Graciela Wakizaka, Marilu F. Queiroz, Regina Y. Komatsu.

 

Galeria do Projeto

Artistas Convidados