Voltar para página inicial
Voltar para página inicial  

Quem somos Workshops

Contato
Contato

É Domingo no parque Burle Marx

-------------------------------

Laboratório
de Aquarela

-------------------------------

Coaching e Oratória / Técnica de Oratória do Mutirão Cultural da UBE




Pintar----

Chaveiro São Franscisco----


CAMP_2017

 



CAMP 2017 "Centro de Aprendizagem e Monitoramento Profissional"


OBJETIVO DO ENSINO DA AQUARELA

PACIÊNCIA E DICIPLINA –CONHECIMENTO –HABILIDADE-ATTUDE

Introduzir as noções da técnica da aquarela passo a passo o ensino desta técnica milenar nos dias atuais quando conseguimos quase tudo ao apertar um botão. Ao introduzir o conhecimento desta técnica milenar: o importante é saber aguardar o tempo necessário para aplicar no momento certo as camadas de tinta de aquarela (sobreposição da cor) e adicionar no momento certo sobre a água previamente aplicada no papel branco com a forma desejada.

As sobreposição das camadas de cores irão se suceder a medida do grau desejado em tons de camadas até produzir o efeito desejado, é importante conhecer o grau de umidade necessária para produzir lindos efeitos de transparência. Esta sobreposição exige do artista muita paciência e grau de sensibilidade e conhecimento da técnica para conseguir o resultado desejado nesta reação. É importante conhecer como reagem as cores si para não ocorrer cores com contrastes bruscos que não irão harmonizar com o seu trabalho.

O artista deve utilizar a técnica corretamente para não perder a característica e a suavidade da aquarela. Na aquarela não diminuímos o tom das cores com tinta branca nem usamos a tinta branca (que é a característica da tinta guache). O branco que existe nas pinturas com aquarela é determinado pela reserva proposital do branco do papel. A luz branca é a reserva do branco do papel. O artista deve estudar e produzir a tabela de cores e mistura-las entre si para não por a perder um trabalho quando sem o devido conhecimento faz misturas que sujam e quebram a harmonia do seu trabalho.

Na aquarela é preciso muita disciplina, conhecimento, planejamento e estratégia e capricho.

Regina Y. Komatsu
Professora e Coordenadora

 

 

PROGRAMA:
Breve História da Aquarela
Técnicas: Produzir a tabela de cores a partir das cores primárias
Estratégia : Planejamento do tema escolhido e projeto
Finalização do trabalho